Diario de viagem: Roma

24 de julho de 2010

Andar. Minha viagem a Roma se resume basicamente a isso!Paguei meus antigos, atuais e futuros pecados subindo e descendo as “vias” e andando sob o sol escaldante das “piazzas”. Colecionei algumas bolhas nos pés, mas tudo compensou demais!!!Tá que eu achei Roma muito estranha, com um trânsito três vezes pior que São Paulo [não se respeita semáforo,quando tem,e pra atravessar a rua, quase impossível... só correndo!], um metro muito sujo e Termini muito bagunçada e suja. Mas os edifícios,monumentos,vias e piazzas escondem este lado feio.Porque por onde você vá,pro lado que for,vai para pelo menos de 2 em 2 minutos para tirar foto de algum lugar .Eu pelo menos tava pior que turista japonês,que por sinal,dominam a cidade junto com indianos e afins.
E chegando no aeroporto já deu pra sentir o drama do calor.O ar condicionado parecia que estava estragado e fiquei quase uma hora esperando a mala num calorão!


1º DIA


Logo no meu primeiro dia fui ao Vaticano, onde GRAÇAS A DEUS tinha reservado meu ingresso porque a fila era imensa, e olha que fui 8:00 da manha!!É uma confusão de guias turísticos com suas sinalizações estranhas e seus fieis seguidores [que se repetiram em vários lugares da cidade]. Entrei primeiro no museu,por causa do horário da reserva....Olha,se la o chão não fosse de mármore lisinho,qualquer um poderia tropeçar fácil fácil!Porque é beleza nos lados, em cima e as vezes até no próprio chão!!As áreas de Grécia, Roma e Egito antigo pra mim foram as melhores e mais interessantes!! No fim destas áreas você cai num pátio muito legal com uma bola gigante cujo significado não achei!huahauhua.
Fui também à área onde estão enterrados todos os papas. No tumulo de João Paulo II existe uma verdadeira peregrinação!Quando vi que tava chegando à Capela Sistina, preparei a câmera e então... não podia tirar fotos!!!La é CHEIO de belas pinturas, tanto que quase não vi a principal, ”A criação do homem”. Nisso sai num lugar onde vi uma escadinha para uma sacada enorme com uma puta vista.To la tirando fotos e vem um guardinha louco gritando...mas deixaram aberto ué!!!Então andei mais um pouco pelo museu [esqueci dos jardins!] e fui pra Basílica de São Pedro.
Com é grande. Parece um parque de diversões católico de tão grande!!!Mas é de babar e continuar olhando o para todos os lados... assisti um pedacinho da missa,e na saída,vi a Pietá...Fui empurrando pra tentar tirar uma foto,que nem fica muito boa por causa do vidro!Tirei mas fotos na Praça de Sã Pedro e fui comer... comi uma “pasta” deliciosa!!!
Depois, descobri um lugar que nem estava planejando, o Castel Sant'Ângelo. O lugar é um antigo forte,muito legal e com uma vista sensacional da cidade,já que ele esta bem na margem do rio.Andando pela margem vi os bares,piscinas e mini clubes que montem em espécies de balsas na margem...coisa de quem não tem praia!Em uma das pontes, vi vários cadeados. São os cadeados que os casais colocam com seus nomes...
Andando mais ainda, fui para a Piazza Del Papolo, que como todas as piazzas, tem uma belíssima fonte. E sem vergonha nenhuma,já que todo mundo tava fazendo isso,botei os pés na fonte pra me refrescar!Depois de descansar, subi uma escadinha enorme, ideal para pagar promessa, para chegar na Villa Borghese. É um parque imenso,com zoológico,teatro Globe,cinema e museus,com destaque para a Galleria Borghese,o principal.Na antiga residência dos Borghese,o museu tem uma coleção maravilhosa,com direito até a Caravaggio.Então depois dali parei...já tava muito cansado e com os pés doendo.



2º DIA

Depois de chegar cansado no albergue e encontrá-lo sem luz, dormi tarde e na manha e seguinte vejo que tranquei o armário com a chave dentro!Gelei, mas o cara do albergue me ajudou logo!Fui então direto para o Coliseu. Chegando lá vi uma fila aparentemente pequena, então desisti da dica que vi sobre ir primeiro ao Foro Romano, onde a fila é menor e mais rápida... Mal imaginava que a fila tava era grande,porque entrava muito dentro do Coliseu.Fiquei mais de uma hora pra entrar!!Mas compensou bastante... é muito legal entrar la  e imaginar tudo que rolou por ali!Ainda tava tendo uma mostra sobre gladiadores, com roupas e acessórios originais. Tá que eu esqueci de levar água e fiquei seco de sede [porque uma coisa que não existe em Roma são bebedouros,no maximo fontes naturais em alguns lugares] mas foi muito boa a visita.Logo do lado esta o Foro Romano,onde você entra com o mesmo ingresso.É uma área enorme com vários locais históricos,como o local da fundação de Roma.Fiquei la um bom tempo,porque meu cretinismo geográfico que me faz andar em círculos a todo momento não consegui montar um roteiro,então ia e voltava nos mesmos lugares para chegar em lugares novos.E para meu azar,a bateria da câmera havia acabado depois do Coliseu...então Foro Romano [só na memória,o que já vale muito!].
Indo para a Piazza Del Campidoglio, vi tal Museu do Renascimento e vi que era gratuito, logo entrei!ahuahua Mas compensou demais!!!Tava calmíssima, com quase nenhum turista e com uma exposição de arte contemporânea super legal de um artista de nome engraçado: B.Zarro. Depois,claro,tem a área de arte renascentista e uma área especifica da história da Itália,com documentos e obras importantíssimas!Tinha também umas estatuas dos revolucionários muito legais. Mas a surpresa é quando você sai e vê o enorme monumento a Vitorio Emanuele, o “pai da pátria”. É maravilhoso ele na rente daquele palácio branco enorme.Mesmo cansado subi todas as escadas,onde você tem uma vista linda da Piazza Del Campidoglio e dos arredores.Uma pena a câmera estar sem bateria.

3º DIA

No meu ultimo dia acordei cedinho porque queria fazer muita coisa!Com a bateria da câmera devidamente carregada. Já tinha traçado no mapa um roteiro então fui segui-lo.Desci primeiro na estação Republica,que estava perto das Termas de Diocleciano ,que são dois edifícios belíssimos onde hoje é um hotel de luxo e uma galeria.Na mesma piazza tinha uma basílica [não me perguntem o nome...era tanta igreja que esqueci os nomes!] que por fora não é tão bonita,mas dentro é maravilhosa,com uma cúpula muito legal!Fui também no Teatro Della Opera,que é bem legal por fora,mas por dentro não pude ver!!
Indo para ver as “fontanas” achei um museu que não fiquei afim de entrar não,mas que por fora era bem legal,com um jardim muito bonito.Então depois fui na “Via della quatro fontene” que é um cruzamento com uma fonte em cada esquina.Não é tão bonito,mas é legal.Depois ali perto fui na Fontana de Trintone,que também quase passou despercebida [mas na naquela altura do campeonato já tinha visto tanta fonte que ate me confundia!].Saindo dali fui à caça da famosa Fontana de Trevi.Eu achava que ela era numa piazza larga,bonita.Nada!Tive que rodar num monte de vielas pra achá-la!Lotada de turista, achei que nem ia chegar lá na frente,mas cheguei!E justifica ser a mais bela da cidade. É muito linda,com uma água azul limpinha.Lógico,joguei minha moedinha pra voltar em Roma [mas espero que volte no inverno para não passar mais calor!].
Ali perto, agora com mais sinalização, estava a Piazza Navona, que pra mim é a mais linda de todas!!Grande, tem umas três fontes, um obelisco e vários prédios belíssimos ao seu redor, inclusive o da Embaixada Brasileira. La tomei um gelatto dos deuses,bom demais!!!E também vi um grupo desses de rua tocando Garota de Ipanema... até parei para ver e dei uma moedinha!!
Saindo de lá, fui pegar metro e trem para ir para o MAXXI, um museu novo de arte contemporânea da arquiteta Zara Hadid. Para quem admira arquitetura,lá é de ficar parado horas só pra ver!!É muito foda,uma mistura de formas retas e orgânicas que não da nem pra descrever de tão lindo.Como gosto de arte contemporânea,foi até legal ver o acervo também.E na ultima galeria tinha uma exposição ótima sobre arquitetura e uma sala com o projeto completo do museu.A região onde ele fica também é bem legal,apesar de longe.É na antiga área que sediou as Olimpíadas de Roma,que é calma e bem agradável.
Ai então minhas pernas já estavam bambas de tanto andar!!Peguei um ônibus que nem sabia pra onde ia e por sorte parou na frente de uma estação de metrô. Fui logo pro albergue comer a  “Free Pasta” e dormir,porque no outro dia bem cedo fui pra Veneza!


JA JA DOU UM UPDATE COM FOTOS!E QUE MINHA CAMERA RESOLVEU FORMATAR E EU TO TENDO QUE RECUPERAR AS FOTOS!

3 comentários:

Neto disse...

isso ae guzzzzzzz, vamos aproveitar a civilizaçao!!! hahaha
confesso que nao tive paciencia de ler tudo, vc escreve demaaais
mas ta, quando vc chegar vc faz um resumao pra gente do que o blog indica haaiusdhasiudhias

Ms. Brightside disse...

Nossa... Não dá pra imaginar que as ruas de Roma são sujas e que o trânsito é pior que o de São Paulo!!!
Mas dá pra imaginar o quanto os monumentos, os edifícios, as fontes e as vias são lindas!!!
Adorei o texto... Sua descrição é ótima. Dá pra imaginar certinho como deve ser... Agora estou ansiosa pelas fotos! Posta logo!!! rs

Beijão, Gu!

Gih Carvalho disse...

Eba! quero ver as fotos depois =D

Postar um comentário

Seu comentário faz noso sucesso!!
Comente!

+ Recentes

Seguidores

+ Populares

Widget by Blogger Buster

  © Blogger template Writer's Blog by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP